Histórico da Seção  Educação no Trânsito

Em cumprimento às legislações nacionais, especificadamente à Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 – Códigos de Trânsito Brasileiro – CTB, o município de Ponta Grossa tem a obrigatoriedade de desenvolver projetos de educação no trânsito.

No ano de 2011, um grupo de funcionários agentes de trânsito sugere e desenvolve um projeto direcionado à educação no trânsito, de acordo com o CTB, o qual foi implantado com a nomenclatura “Concurso Cultural” objetivando atingir todas as escolas da rede de educação pública e privada, levando a essas crianças e adolescentes, a importância do fator educacional no trânsito.

Decorrente do grande sucesso do projeto proposto, no final do mesmo ano de 2.011 foi instalado, através da Lei Municipal 10.811, a Seção de Educação, a qual vem cumprindo as prerrogativas legais, tanto que, no ano de 2013, o município foi contemplado com uma Certificação Estadual de Honraria – Prêmio Gestor Público Paraná 2013 – devido à implantação do Projeto “EDUCAÇÃO À BORDO”.

Decorrente do sucesso no âmbito estadual e ainda, da grande aceitação e resultados positivos na idealização da atividade, passamos, neste ano de 2014, tratá-lo como um PROGRAMA PERMANENTE do Departamento de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte.

Iniciamos essa seção com apenas uma funcionária até que o trabalho proposto fosse reconhecido e aceito pela sociedade pontagrossense. Sempre que necessários agentes eram solicitados a cumprir carga horária extraordinária para a efetivação dos projetos propostos.

Para tanto, surge à necessidade de formalizar uma equipe condizente com a importância do trabalho proposto.

Lembremos que, quando temos uma geração educada (políticas preventivas), minimizamos as ações curativas frente às políticas públicas, otimizando as ações de garantia de direitos.