Linha Sem Parar

Fiscalização e Indicadores de Qualidade

A frota do Transporte Público de Ponta Grossa passa por fiscalização nesse início de 2018. A iniciativa visa a conferência do cumprimento pela Concessionária dos Indicadores de Qualidade dos ônibus e seu funcionamento (metas de qualidade e eficiência).

A Lei Municipal 7018/2002 prevê que cabe ao Município  “vistoriar periodicamente os veículos em operação, exigindo o cumprimento das metas de qualidade e eficiência da frota”.

Mediante Decreto  13757/2017, que regulamenta o  art. 7º, § 4, inc. VI da Lei Municipal 7018/2002, há  implementação de Indicadores de Qualidade  do Sistema de Transporte Coletivo.

O maior benefício gerado pelo cumprimento daquelas metas é conforto ao usuário, de forma a prestar serviço de forma mais eficiente e conveniente aos fins que são estabelecidos em lei. Há que se considerar, também, o impacto no valor da passagem, visto que a frota funcionando adequadamente gera menores desgastes nos equipamentos preventivamente, bem como com manutenção, quebra, atrasos, e tantos outros inconvenientes.

À vista disso,  através do estudo dos Indicadores, pode-se visualizar os esforços no sentido de manter ônibus mais novos, com bom funcionamento, atendendo de forma satisfatória a demanda e suas exigências, em equilíbrio com o as exigências legais.