PG participa de programa para aumentar a qualidade do Transporte Coletivo

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa aderiu recentemente ao grupo QualiÔnibus, iniciativa  que conta com 30 cidades participantes no país e que busca qualificar o serviço de transporte coletivo e torná-lo mais sustentável. O Município é o segundo do estado do Paraná a integrar o programa desenvolvido pelo WRI Brasil com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

A adesão foi formalizada nos últimos dias após convite feito pela coordenação do programa para a Prefeitura de Ponta Grossa. A ação é formada a partir do uso de cinco ferramentas que auxiliam as empresas e cidades a criarem benefícios para o transporte coletivo, sendo responsável por avaliar e melhorar o serviço prestado a fim de oferecer maior qualidade para a população.

Com o programa, Ponta Grossa poderá identificar elementos prioritários a serem melhorados no sistema de transporte coletivo, além de planejar ações mais efetivas, com o intuito de oferecer um serviço mais confiável, seguro e eficiente.

“A inclusão do Município no QualiÔnibus nos permitirá comparar os projetos de Ponta Grossa com o restante do grupo, identificando onde podemos melhorar, além de termos acesso a um material técnico fornecido apenas entre os participantes do grupo, bem como ideias a serem compartilhadas entre as maiores cidades em questão de mobilidade.

Tudo isso é essencial para que tenhamos ainda mais ferramentas para nortear os processos e promovermos uma mudança positiva significativa na mobilidade e na qualidade de vida da população”, destaca o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale.

QualiÔnibus

De acordo com o Instituto WRI Brasil, o programa é desenvolvido com apoio da FedEx Corporation e da Secretaria de Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

O Grupo de Benchmarking QualiÔnibus foi formado em 2017, tendo como participantes provedores do transporte coletivo de diferentes cidades e regiões metropolitanas brasileiras (incluindo gestores, reguladores e operadores do serviço).Também participam, como facilitadores, instituições de reconhecimento técnico nos assuntos tratados pelo grupo, que tem foco na adoção de ações efetivas para qualificar os sistemas de transporte para o cliente. O QualiÔnibus também conta com facilitadores que são instituições de reconhecimento técnico da área.

Os participantes do Grupo utilizam os Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação para medir a qualidade dos diferentes sistemas e possibilitar comparações. Para fins de benchmarking, as comparações ocorrem entre cidades que coletaram indicadores de mesmo nível, sendo que cada cidade só tem acesso aos resultados das demais se também tiver coletado indicadores daquele nível. Esse mecanismo estimula que as cidades evoluam na coleta dos indicadores, compartilhem seus dados com os demais e estabeleçam uma relação de troca de informações sobre o tema.