Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo

Veículo 100% elétrico fará experiência na operação local

Através de parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG) e Marcopolo, os usuários do transporte coletivo poderão utilizar, nos próximos dias, um ônibus com tecnologia limpa e renovável que será colocado em operação para avaliação de performance e desempenho com a topografia das linhas do Município.

A Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, acaba de receber um novo modelo de ônibus, 100% elétrico. O modelo Attivi, da Marcopolo, passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos.

“A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. “O futuro do transporte coletivo segue essa tônica e tenho certeza que, através dos esforços conjuntos da Prefeitura, VCG, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
O diretor de Relações Institucionais da empresa, Rodrigo Venske, explica que as tratativas com a encarroçadora que agora também produz ônibus 100% elétrico começaram há alguns meses. “Após a interface que fizemos com a empresa, enviamos a proposta ao município que imediatamente acatou a oferta para a operação experimental”, conta. Segundo ele, essa iniciativa faz parte das ações da secretaria de Planejamento Urbano que tem testado opções de veículos com menor emissão de poluentes, como o veículo movido a GNV, que encerrou o período de testes no último dia 31 de agosto.

A expectativa é que o ônibus elétrico entre em operação no dia 11 de setembro, após treinamento dos colaboradores e procedimentos de documentação e seguro. O itinerário ainda será definido pela prefeitura nos próximos dias.

Sobre o ônibus
A carroceria modelo Attivi, da Marcopolo, que vem com o primeiro chassi elétrico produzido pela companhia, é desenvolvida com tecnologia nacional e importada. Segundo a fabricante, o projeto atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.

Largura: 2.550 m
Comprimento: 13.200 MM
Autonomia: cerca de 300 km com carga completa.

01 de setembro de 2023.